NOTÍCIAS RECENTES

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Debate: O Novo Avançado do Sporting - Parte 3



Ao longo dos últimos dois artigos tivemos oportunidade de passar revista por alguns dos candidatos a ocupar a posição que será deixada vaga pela saída de Ricky Van Wolfswinkel. Começámos por enumerar 3 soluções que actuam na Primeira Liga Portuguesa: Ghilas, Soudani e Suk. Depois juntámos mais 3 opções que jogam em clubes estrangeiros: Kózak, Slimani e Edinho. Esta semana vamos falar de mais 3 jogadores.

Estes têm em comum o facto de já se encontrarem no plantel. Sim, é isso mesmo, os 3 jogadores que se seguem fazem já parte dos quadros Sportinguistas. Lembrem-se que o Sporting não tinha apenas Wolfswinkel como homem mais avançado. A capacidade de qualquer um destes jogadores para substituir à altura o holandês é discutível. Mas, por um lado se esse é precisamente o objectivo destes artigos – debater – e por outro são soluções que podem ser válidas mediante vários tipos de factores, quer seja pela tentativa de jogar com mais do que um avançado, promoção de um talento, evolução de um jogador ou tão simplesmente os problemas económicos que não permitam mais.

Betinho (19 anos, Sporting B)

 


Alberto Alves Coelho é um avançado que se mudou para o Sporting na época 2004/2005, então com 11 anos. Fez a sua formação toda na Academia tendo sido um dos grandes destaques nos juniores da equipa com uma média de golos acima dos 25. Foi também internacional pelos escalões jovens da Selecção faltando ainda a Sub-21 e a A. Foi considerado na época passada um dos melhores valores emergentes no panorama do futebol Mundial, o que muito se deveu à sua participação na Next Generation Series.

Betinho é uma cara bem conhecida dos adeptos. Ao longo desta época tem dividido o seu tempo entre a equipa A e a B tendo marcado 7 golos na equipa B. Ficou atrás apenas de Ricardo Esgaio, outro bom valor da Academia, em número de golos. Este é um avançado rápido e ágil com uma técnica apurada e um bom registo a finalizar. Betinho foi o melhor marcador da edição passada da Next Generation Series – a Champions de juniores – encantando meia Europa.  O seu percurso até agora na equipa A não foi brilhante – nem se poderia exigir que fosse - mas Betinho tem sido jogado como segundo avançado quando as coisas correm mal, para dar mais poderio atacante. E claro, Betinho é ainda um ex-júnior e precisa de ganhar alguma experiência na exigente Primeira Liga. Ou de uma oportunidade para tomar as rédeas do ataque.

Prós: Jogador da formação; percurso júnior de excelência; exímio finalizador.

Contras: Pouca experiência ao mais alto nível.

Viola (21 anos, Sporting)

 


Valentin Viola é um argentino de 21 anos que chegou esta temporada ao Sporting para concorrer com Ricky Van Wolfswinkel. Formou-se no Racing Club de Avellaneda de Buenos Aires e foi também lá que fez as suas primeiras épocas como sénior. Marcou 5 golos na época passada com o seu clube e apenas 2 esta época. Viola chegou ao Sporting num negócio que, segundo a anterior direcção, não custou um euro aos cofres do clube, uma vez que foi comprado com recurso a um fundo de investimento estrangeiro. Uma situação que a UEFA já prometeu terminar no futuro próximo.

Viola é um avançado muito rápido e decentemente forte. Ao contrário das expectativas iniciais, não se revelou uma concorrência à altura de Ricky e acabou por mostrar uma certa propensão para jogar nas alas, particularmente a direita, ou como segundo-avançado. Algumas pessoas chegaram mesmo a afirmar que com o treino certo se poderia tornar num bom avançado polivalente. Viola acabou por ser uma presença mais ou menos regular nesta época, nunca ocupando um lugar de destaque na equipa, tirando talvez o momento de inspiração contra o modesto Moreirense. Passou também algum tempo na equipa B, não tendo marcado qualquer golo.

Prós: Veloz e polivalente, pode actuar também nas alas; já se encontra bem enraizado na equipa.

Contras: Não é exactamente um homem de área; não tem números particularmente impressionantes.

Diego Rubio ( 20 anos, Sporting B)

 


Diego Rubio começou a sua carreira nos escalões jovens da Universidad Católica no Chile e em 2008 mudou-se para o Colo-Colo, também chileno. Ficou até 2011, tendo marcado alguns golos que atraíram a curiosidade de alguns clubes europeus, notavelmente a Udinese. Na última época chegou a Alvalade inserido numa política conhecida como “Bolsa de Valores”, onde também se incluía Carrillo e Arias. É certo que o sucesso da Bolsa de Valores é discutível, mas a verdade é que Rubio tem beneficiado esta época com a inserção na equipa B, onde tem evoluído mais tranquilamente e sem a pressão de resolver na equipa principal.

Diego Rubio é um avançado muito veloz e técnico. Característica que lhe permite ocasionalmente jogar na ala também. Não sendo uma torre, consegue bater-se decentemente no jogo aéreo com outros jogadores da sua altura, mas é mesmo com a bola nos pés que se sente confortável. Rubio teve uma época muito bem conseguida para a sua idade no último ano do Colo-Colo embora a mudança para o Sporting tenha sido um bocado mais atribulada, facto que não é alheio à irregularidade dos últimos anos no clube. A criação da equipa B viu-o migrar para lá, dando lugar a Viola na cobertura a Wolfwinkel. Participou em 25 jogos marcando 7 golos, tantos como Betinho. Foi recentemente convocado para o Mundial de Sub-20 para jogar pelo Chile.

Prós: Avançado rápido com drible curto; desenvencilha-se bem dos defesas; equipa B tirou o melhor dele.

Contras: Embora tenha jogado já na equipa A, a sua experiência mais recente não tem ainda o nível de exigência da Primeira Liga.


E tu, o que pensas destas 3 soluções? Achas que algum tem o que é preciso para ser o novo avançado do Sporting? E que outras opções gostarias tu de ver a reforçar o plantel leonino para o ataque? Deixa-nos a tua opinião.




Nota: Esta é uma série de artigos dedicados ao debate sobre o Novo Avançado do Sporting. Mais opções serão avançadas nas próximas semanas. Contamos com as tuas sugestões também.
Sporting Clube De Portugal - Adeptos disse...

Mais uma vez um grande post!
No que diz respeito ao que é escrito, concordo com algumas coisas. Penso que Viola tem lugar na equipa principal (a extremo), mas Rubio e Betinho ainda têm muito que evoluir para lá chegar, por isso acho que o novo avançado do Sporting não deve passar por nenhum destes três!

Jota disse...

Penso que nenhum destes 3 serve para o Sporting de momento.
O Rubio tem previsao de um futuro muito bom pela frente mas tem que ser desenvolvido (empresta-lo a uma equipa da primeira liga talvez nao fosse mau pensado, para que pudesse ganhar experiencia e maturidade), o mesmo se passa com o Betinho.

o Viola nao acho que tenha algo a acrescentar.
Penso até que nao serve os interesses do sporting mas pronto espero estar enganado.

hipoteses poderia ser o ghilas ou o rafael lopes (novos e com boa margem de progressao)

Anónimo disse...

Gostaria imenso de ver o ghilas a vestir as nossas cores!

além dele, e pegando em alguém do nosso campeonato, gostei da época do Suk (avançado possante e com margem de progressão) e do Cícero (forte, sabe o que fazer com a bola e importante na época que o Paços fez.

Portanto, acho que o ghilas era prioritário e depois poderia contratar-se um destes dois que falei, guardando uma terceira vaga para Rubio ou Betinho

Saudações Leoninas

Diogo Rodrigues disse...

O Sporting neste momento precisa apenas de usar os da casa e dar chance aos da B e só assim irá longe.
Não há dinheiro para mais mas se houver, Ghilas já tem provas dadas e o Sporting precisa de um jogador experiente para aquela posição.
É claro que seria muito bom ter um "pinheiro" lá do norte da europa nos seus 20-24 anos para voltar à ribalta mas neste momento não há capacidade para isso, o Sporting não tem referência na área e precisa de uma!! Não havendo tal, é ver se há dinheiro para o Ghilas senão é adaptar a equipa ao que há, futebol de passo directo e rasteiro para os avançados rápidos que temos que não me parecem ser capazes de disputar bolas pelo ar.

Anónimo disse...

ViKtor Prodell 250.000 £
Amigos do SCP vejam se este serve!!! Barato e bom!