NOTÍCIAS RECENTES

domingo, 13 de dezembro de 2015

Leão firme no topo da Liga depois de bater o Moreirense em casa

O Sporting recebeu e venceu, esta tarde, o Moreirense por 3-1, mantendo assim a liderança pontual para o rival Benfica e aumentando para o Futebol Clube do Porto, que viu o jogo ser interrompido devido à adversidade das condições climatéricas.
Para esta partida o treinador da equipa verde e branca decidiu fazer algumas alterações comparativamente ao jogo de quinta-feira frente ao Besiktas, de modo a gerir o cansaço e a condição física do plantel tendo em vista a deslocação a Braga na próxima quarta-feira, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. Assim, o Sporting alinhou de início com Rui Patrício, uma defesa composta por Ricardo Esgaio, Naldo, Ewerton, Jonathan Silva, um meio-campo constituído pelo capitão de equipa Adrien Silva e pelo internacional italiano Alberto Aquilani, e o ataque ficou a cargo de Gelson Martins e Bryan Ruíz, nas laterais, e a Slimani e Teo Gutiérrez, na frente ofensiva. 

A equipa da casa entrou forte e pressionante, tendo o primeiro remate do jogo acontecido ainda antes do primeiro minuto por parte do costa-riquenho Bryan Ruíz, que chutou torto e alto sem qualquer perigo. Após isto o Moreirense não se limitou a defender e tentou responder da melhor maneira, contudo, sem qualquer perigo real para a baliza defendida por Rui Patrício. Perto do minuto 30, o árbitro Nuno Almeida marcou um livre frontal a favor do Sporting, que foi aproveitado da melhor forma. Bryan Ruíz cobra rasteiro e dá na direita para Gelson Martins que aproveitou e fez o seu primeiro golo nesta edição da Liga NOS. Estava inaugurado o marcador.
A equipa do Moreirense sentiu o golo e, à passagem do minuto 37, Slimani combina Adrien, que cruza para Aquilani finalizar, no coração da grande área, sem qualquer tipo de pressão.
Até ao intervalo não se registou mais nenhum lance de perigo significativo para qualquer uma das balizas, terminando a primeira parte com o marcador a registar 2-0 para a equipa leonina. 

No regresso dos balneários, o Moreirense veio determinado a chegar ao golo e dificultou, em parte, a vida à equipa da casa. Porém, à passagem do minuto 58, o árbitro da partida marcou grande penalidade a favor do Sporting, após uma entrada na área sob o argelino Islam Slimani. Chamado a converter, o avançado internacional pela Argélia vacilou perante Stepanovic e falhou. Contudo, na recarga, não perdoou e encostou para o fundo da rede da equipa visitante.
Por sua vez, ao minuto 80, Naldo puxou o avançado brasileiro Rafael Martins, dentro da área, e Nuno Almeida não hesitou em apontar novamente para a marca dos 11 metros. Chamado a converter, o ponta-de-lança da equipa de Moreira de Cónegos não perdoou e atirou forte, reduzindo, assim, para 3-1.
Até final do jogo, o Moreirense ainda dispôs de mais duas oportunidades para reduzir, contudo, foram infrutíferas, pois permitiram a Rui Patrício proporcionar duas grandes defesas.

Na zona de entrevistas rápidas, Jorge Jesus lamentou o facto de a equipa ter sofrido o golo, referindo que era bom ter saído de Alvalade, esta noite, com um registo defensivo limpo. Quando questionado acerca da motivação para a deslocação a Braga, Jorge Jesus disse que "a equipa vai motivada, pois tem saído vencedor de todos os jogos. Não há motivo para não chegar moralizada".
Já Gelson Martins, jovem avançado leonino, afirmou que foi "importante marcar cedo" e que "a equipa esteve bem". Quando interpelado acerca da importância de manter a senda vencedora até ao embate com o FC Porto, dia 2 de janeiro, o extremo português reiterou que a equipa joga para vencer frente a qualquer equipa, inclusive frente ao rival nortenho.
Já o capitão da equipa do Moreirense, Vítor Gomes, referiu que "os golos condicionaram a estratégia", congratulando a equipa do Sporting pela vitória e deixando ainda claro que "foi uma boa exibição, apesar do resultado" e que agora é tempo de continuar o caminho.

O Sporting tem agora 11 vitórias em 13 jogos na Liga NOS. O próximo jogo da equipa verde e branca realiza-se quarta-feira, em Braga, para a Taça de Portugal. No próximo Domingo, os leões deslocam-se à Madeira para defrontar o recém-promovido União.

Homem do Jogo: Alberto Aquilani