NOTÍCIAS RECENTES

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Leão ruge com força tripla para os 16 avos da Liga Europa após derrotar o Besiktas por 3-1

Naquele que foi o primeiro jogo do Sporting na Liga Europa com o 11 inicial mais próximo do habitual, a equipa leonina ganhou por 3-1 depois de ter estado a perder por 0-1.

Numa primeira parte um pouco apagada para o lado da equipa da casa, a primeira oportunidade de verdadeiro perigo surgiu por volta dos dois minutos de jogo a favor do Sporting, sendo esta a única oportunidade de verdadeiro perigo para os leões. A partir daqui o Besiktas tomou conta da partida, tendo cerca de quatro oportunidades perigosas, sendo que três delas foram criadas pelo extremo direito turco Olcay Sahan, que esteve em evidência durante a primeira metade do encontro.


Ao intervalo, Jorge Jesus decidiu alterar o rumo da partida e colocou Gelson Martins para o lugar do colombiano Fredy Montero, que realizou uma primeira parte muito apagada.
O Sporting esteve por cima no jogo até que à passagem do minuto 58, o avançado alemão Mario Gomez finaliza da melhor forma um cruzamento de Ricardo Quaresma, originado após perda de bola de João Pereira no meio-campo. Após o golo as esperanças de apuramento para a "turma" de Alvalade desvaneceram-se, visto que era agora necessário marcar dois golos, pois no outro jogo do grupo o Lokomotiv ganhava ao Skenderbeu, na Albânia.
A partir daqui o Sporting teve sempre mais posse de bola e, à passagem do minuto 67, após um excelente passe de Bryan Ruíz na esquerda, Slimani não desistiu e depois de alguma hesitação por parte do guarda-redes turco, o argelino encostou para o fundo da baliza adversária.
Bastaram apenas cinco minutos para que o Sporting passe de eliminado a apurado, pois corria o minuto 72 quando Bryan Ruíz finaliza da melhor forma uma excelente jogada, onde entrou pela esquerda e chutou com força para o fundo da baliza turca. O Sporting voltava a sonhar com o apuramento.
Após esta reviravolta no marcador, a equipa leonina estava assim apurada, mas corria riscos, pois ganhava pela margem mínima. Contudo, ao minuto 77, Gelson Martins combina com o recém-entrado Teo Gutiérrez, numa jogada onde o colombiano tirou um defesa da frente num bonito gesto técnico, permitindo ao ponta-de-lança fazer o 3-1. Estava tudo decidido nas contas do apuramento.


Depois do término da partida, o técnico Jorge Jesus afirmou que "é uma noite feliz em função da vitória", referindo que este foi um jogo de decisões e que a equipa conseguiu ser experiente o suficiente para que quando chegasse à altura mais importante saísse vitoriosa. O treinador recordou ainda o poder dos adversários, lembrando que a equipa portuguesa jogou contra "o primeiro classificado do campeonato turco e o segundo classificado do campeonato russo" e que estas equipas "não são de Liga Europa". Já Gelson Martins referiu que a equipa vai "dar tudo para ganhar e chegar à final", afirmando, ainda, que a equipa esteve "sempre por cima e procurou vencer".

Do lado do Besiktas, e indo ao encontro daquilo que tem vindo a ser noticiado nos últimos dias, Ricardo Quaresma afirmou que se sente "feliz por saber que o Sporting quer que volte", assegurando, no entanto, que não passa disso.

O sorteio da próxima fase da Liga Europa realiza-se esta segunda-feira na sede da Uefa, em Nyon, na Suíça. 

11 inicial do Sporting: Patrício, João Pereira, Paulo Oliveira, Naldo, Jefferson, William Carvalho, Adrien Silva (Teo Gutiérrez, 64'), João Mário, Bryan Ruíz, Montero (Gelson Martins, 45') e Slimani (Matheus Pereira, 87').

Golos: Mario Gomez, 56'; Slimani, 67'; Bryan Ruíz, 72'; Teo Gutiérrez, 77'.

Homem do jogo: Islam Slimani.